VIII SENABRAILLE 2014 - 28 a 30 de abril de 2014
VIII ONCOVET 2014 - 28 a 30 de abril de 2014

Comissão Organizadora

Comissão Científica

Comissão Organizadora


Adriana Cybele Ferrari

Bibliotecária, com Especialização pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas em Sistemas de Informação, MBA em Gestão da Qualidade pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Esteve na Direção Técnica da Biblioteca “Florestan Fernandes” da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e do Sistema Integrado de Bibliotecas ambos da Universidade de São Paulo. Coordenou vários eventos nacionais e internacionais. Proferiu palestras, cursos e conferências no Brasil e exterior. Possui vários trabalhos publicados em livros e periódicos nacionais e internacionais. Idealizou e coordenou o projeto da Biblioteca de São Paulo, inaugurada em fevereiro de 2010. Atualmente é Coordenadora da Unidade de Bibliotecas e Leitura da Secretaria de Estado da Cultura do Governo de São Paulo. É vice-presidente da FEBAB – Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições ligada à IFLA – International Federation Library Association.


Cristiane Camizão Rokicki

Possui graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação (1995) com especialização em Gerenciamento de Sistemas e Serviços de Informação (2002) e desenvolve pesquisa sobre pesquisa em biblioteca universitária, acessibilidade e cultura material. Atualmente é coordenadora geral da Rede de Bibliotecas do Senac SP com 56 bibliotecas (desde 2011) e Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado (desde 2012). Mestre em Moda, Cultura e Arte pela mesma instituição, com pesquisa defendida (em 2010) sobre cultura material em Modatecas. No Senac trabalha com desenvolvimento de coleção, acervo de figurinos do cantor Ney Matogrosso (doado a instituição Senac SP - em 2010) e do Ballet Triádico (Projeto com a escola alemã Bauhaus - 2013), ambos com atuação dos alunos, professores e profissionais bibliotecários. Coordena serviços de acessibilidade do Centro Universitário Senac São Paulo, com o Espaço Braille (desde 2004), com espaço de aprendizagem para o deficiente visual e confecção de conteúdo acessível (Braille ou áudio).


Deise Tallarico Pupo

Desde 2003 é bibliotecária de Referência no Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central Cesar Lattes da Universidade Estadual de Campinas. Graduada pela Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos-SP, com pós-graduação lato sensu em "Sistemas Automatizados de Informação em Ciência e Tecnologia", pela PUCCAMP (1998), e em "Deficiência Visual e Surdez: fundamentos para intervenção", pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação Gabriel Porto (CEPRE), da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (2004). Autora do projeto FAPESP INFRA IV: proc. Nº 1998/9212-9; que deu origem ao atual Laboratório de Acessibilidade.


Ivone Tálamo

Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Pós-graduada em Ensino para Terceiro Grau pela PUC/Campinas. Tem curso de especialização em Biblioteconomia Médica. Exerceu atividades de docência no ensino superior. Por mais de 30 anos participa do movimento associativo para valorização do profissional e da biblioteca. Ocupou posições em instituições nacionais e internacionais como FEBAB, APB e CFB. Foi membro do Comitê Permanente para a América Latina e Caribe da IFLA. Tem diversos trabalhos publicados na área. Atuou em diversas instituições e empresas privadas. Atualmente é chefe da Biblioteca da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.


Márcia Elisa Garcia de Grandi

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de São Paulo (1980), especialização em Gestão e Engenharia da Qualidade - MBA/USP pela Universidade de São Paulo (2007) e especialização em Sistemas Automatizados de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999). Atualmente é Bibliotecário da Universidade de São Paulo.


Marília Mesquita G. Pereira

Graduada em Biblioteconomia Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba, (1972). Especialização em Sistemas de Bibliotecas pela Universidade Federal da Paraíba, (1978). Mestre em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba, (1990). Bibliotecária do Serviço Braille da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba, (UFPB, 1999 -) Coordenadora da SubComissão Brasileira de Bibliotecas Braille da Federação Brasileira de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições, (FEBAB, 1995 -2005). Site: http://www.febab.org.br/senabraille.htm. Coordenadora da Comissão Brasileira de Acessibilidade à Informação para as pessoas com deficiência da Federação Brasileira de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições ( FEBAB, 2005 - ) Site: http://www.febab.org.br/senabraille.htm. Participação como Presidente na realização do I, SENABRAILLE – Seminário Nacional de Bibliotecas Braille, na cidade de João Pessoa/ Paraíba, no período de 1995. Publicou os livros “Breve contribuição bio-bibliográfica sobre Augusto dos Anjos.” Campina Grande, GRAFSET,1981.113p. e Biblioterapia: Proposta de um Programa de Leitura para Portadores de Deficiência Visual em Bibliotecas Públicas. João Pessoa, Editora Universitária,,1996. 106p. (Trabalho pioneiro no Brasil). Participou de congressos nacionais e com apresentação de trabalhos.


Ricardo Quintão Vieira

Bibliotecário-Documentalista e graduado em Enfermagem. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração de Serviços de Saúde e Gerenciamento de Enfermagem (GEPAG) da UNIFESP. Mestrando em Ciências da Saúde pela UNIFESP. Membro da Diretoria Colegiada do Centro de Estudos e Pesquisas em História da Enfermagem (CEPHE).


Sigrid Karin Weiss Dutra

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1981) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é bibliotecário/documentalista da Universidade Federal de Santa Catarina, Presidente da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Presidente do Comitê Permanente Para América Latina e Carien da International Federation of Library Associations and Institutions. Atualmente é Diretoria de Gestão da Informação na Universidade Federal da Fronteira Sul, Foi presidente da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias (2004-2008). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação científica, Metodologia Científica e da Pesquisa, bibliotecas universitárias, biblioteconomia, ciência da informação, informação e ensino a distância.



Comissão Científica


Profa. Adriana Maria de Souza

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo - ECA-USP (2013). Especialista em Gerência de Sistemas e Serviços de Informação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2003). Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2000). Atua como coach, consultora e é docente do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Tem experiência na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, com ênfase em Serviços de Informação (atendimento ao cliente, SRI, capacitação de equipes), Tratamento da Informação, Coaching (carreira e liderança).


Profa. Dra. Bernadete Santos Campello

Possui doutorado em Ciência da Informação (2009) e mestrado em Biblioteconomia (1984) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora titular da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: biblioteca escolar, biblioteca e aprendizagem, competência informacional no ensino básico, fontes de informação e educação em biblioteconomia.


Profª Dra. Celia Ribeiro Zaher

Possui doutorado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1967), especialização em Library Science pela Columbia University (1963) e Graduação em Biblioteconomia pela Biblioteca Nacional. Tem experiência na área de Ciência da Informação, principalmente em informação científica e preservação. (2007-atual). É membro do Conselho Interdisciplinar de Pesquisa e Editoração (CIPE) da Fundação Biblioteca Nacional. Ocupou o Cargo de Coordenadora de Ensino e Pesquisa em Ciência e Tecnologia da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) concomitantemente com a Coordenação do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em Convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - PPGCI/IBICT/UFRJ) (2008-2011). Foi Diretora da Biblioteca Nacional (1972-74) e recentemente de 1997-2005. De 1991-96 foi Diretora do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde BIREME, da PAHO/WHO Órgão das Nações Unidas. É Professora Titular aposentada da Universidade Federal Fluminense UFF e aposentada da UNESCO como Diretora de diversos departamentos cobrindo biblioteconomia, informação, cultura e comunicação de 1972-91. Faz parte do Corpo de Diretores do Council on Library and Information Resources CLIR desde 1992 e é Presidente Honorária da ABINIA e foi Presidente do Conference of Directors of National Libraries (CDNL) de 2004-2006. É Presidente do Comitê Brasileiro do Escudo Azul, órgão Nacional do Programa Internacional do Escudo Azul, ICA/UNESCO desde 2006. Recebeu diversos Prêmios e Títulos, tais como: Mulher do ano, Conselho Nacional de Mulheres (1984) Comandante da Ordem do Rio Branco, Ministério das Relações Exteriores (1983), Medalha de Honra, Pan American Health Organization (1983), Comandante da Ordem do Mérito Educativo, MEC (1982). Possui diversos artigos, capítulos de livros e livros publicados, entre os quais: Electronic consortium of libraries: a bibliographical cooperation scheme, Perfil de seus primórdios, O programa internacional de proteção aos bens culturais: Escudo Azul, Brazilian history through journalism Introdução à documentação, O novo bibliotecário e sua área de atuação: a formação cultural do bibliotecário e as novas áreas de trabalho, Técnica da organização e de pesquisa bibliográfica, Guia para pesquisas bibliográficas em ciência e tecnologia, Desarrollo de la información en salud en la región bajo la perspectiva de la Red Latinoamericana y del Caribe de Información en Ciencias de la Salud.


Prof. Dr. Claudio Marcondes de Castro Filho

Possui graduação em Comunicação Social pela Faculdade Anhembi Morumbi (1989), graduação em Biblioteconomia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1981), mestrado em Ciencia da Informação e Documentação pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (2008). Tem experiência na área de Ciência da Informação, como subárea geração e uso da informação, atuando principalmente nos seguintes temas: recursos informacionais, produtos e serviços de informação, tipologias de unidades de informação e biblioteca escolar. Atualmente exerce a função de vice chefe do Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e Coordenador da Comissão Brasileira de Bibliotecas Escolares da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições.


Profª Dra. Lidia Eugenia Cavalcante

Pós-doutora em Ciência da Informação pela Université de Montréal (2007), com pesquisa sobre memória e patrimônio digital: políticas e ações em bibliotecas públicas. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2003). Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Especialização em Teorias da Comunicação e da Imagem (1994). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (1992).É professora associada do Departamento de Ciências da Informação, da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: mediação da informação, tecnologia social e desenvolvimento local, memória social e patrimônio, gestão da informação, competência em informação, aprendizagem colaborativa e educação a distância, gestão do conhecimento e inovação social. Em 2008 atuou como pesquisadora convidada do Centro de Edição Digital, da Universidade de Montreal - Canadá e em 2010 realizou estágio de pesquisa, por quatro meses, na HEC - École de Gestion - Université de Montreal e como pesquisadora convidada do Centro de Estudos e Pesquisas sobre o Brasil - CERB, da Université du Québec à Montreal - UQAM. Desde 2008 coordena o projeto Ler para Crer, de metodologias para a implantação de bibliotecas comunitárias e em 2010 recebeu o Prêmio Viva Leitura pelo referido projeto.


Profa. Marli Machado

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Mestre em Ciência da Informação pela UFSC(2009); Atua como Gestora Editorial de 3 periódicos, fazendo contato com autores, avaliadores, editores e disponibilização dos artigos; É editora da Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (RBBD); Diretora e Comunicação e Publicação da FEBAB; Vice-presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia 14ª Região; Bibliotecária na Universidade do Vale do Itajaí. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Processos de Disseminação da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Biblioteconomia, Ciência da informação, Informação em saúde, Disseminação da Informação; Recuperação da Informação; Biblioteca Universitária; Gestão da Informação; Gestão do conhecimento; Tecnologias da informação; Informação e Sociedade; Editoração Eletrônica; Metodologia Científica e Normalização de trabalhos acadêmicos.


Profª Dra. Telma de Carvalho

Possui graduação em Biblioteconomia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, mestrado em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo. Coordenou o projeto de instalação da Biblioteca Virtual em Saúde na área de Odontologia junto ao Serviço de Documentação Odontológica da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. Foi docente no curso de graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e no curso de pós-graduação da Escola Pós-Graduada da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Atualmente é docente adjunto no Curso de Biblioteconomia e Documentação do Núcleo de Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe. Atua principalmente nas seguintes áreas: bibliotecas universitárias, sistemas de informação, avaliação de serviços, serviço de referência, qualidade em bibliotecas, indicadores de qualidade em bibliotecas, planejamento estratégico, bibliometria e metodologia da pesquisa.


Profª Dra. Valéria Martin Valls

Doutorado em Ciências da Comunicação (2005), Mestrado em Ciências da Comunicação (1998) e Graduação em Biblioteconomia e Documentação (1990) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP, além de extensão universitária em Docência pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2008). Coordenadora e docente do curso de graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FaBCI/FESPSP) e Coordenadora de curso e docente de pós-graduação da Escola Pós-Graduada da FESPSP (Núcleo de Ciência da Informação). Docente do MBA em Gestão Empresarial e Coaching (parceria FESPSP e SLAC). Docente externa do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da ECA/USP. Coordenadora Região São Paulo (Gestão 2011-2013) da ABECIN - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação. Consultora associada em projetos ligados à gestão da qualidade, informação e conhecimento, além de atuar como palestrante nesses temas.


Valéria dos Santos Gouveia Martins

Doutoranda em Ciência da Informação pela UNESP/Marília, em 2012; Mestrado em Gestão da Qualidade Total, pela Faculdade Engenharia Mecânica da UNICAMP, Campinas/SP em 2004; Especialização em Administração de Recursos Humanos pela Universidade de Taubaté, em 1988/89; Graduada em Biblioteconomia pela PUCCAMP, Campinas/SP, em 1980; Formação Black Belt pelo Instituto de Matemática Estatística e Ciência Computação da UNICAMP, Campinas/SP em 2000; Gestão Estratégica Pública pela Escola de Extensão da UNICAMP, Campinas/SP em 2007. Experiência com ênfase nos seguintes temas: gestão de biblioteca universitária, planejamento e desenvolvimento de sistemas de informação, acessibilidade com ênfase em bibliotecas universitárias, planejamento estratégico, estudos de indicadores em unidades de informação, gestão cultural e elaboração e implantação de projetos. Atualmente é Coordenador Associado do Sistema de Bibliotecas da UNICAMP e Diretor Técnico da Biblioteca Central Cesar Lattes. Tem, ainda, ministrado cursos, palestras, participado de vários grupos de trabalho, assim como possui vários trabalhos publicados na área.

Ir para acima ↑

A+

A-

A=


Texto preto