VIII SENABRAILLE 2014 - 28 a 30 de abril de 2014
VIII ONCOVET 2014 - 28 a 30 de abril de 2014
 

Apresentação do SENABRAILLE

O primeiro SENABRAILE nasceu da constante preocupação das bibliotecas brasileiras em promover a inclusão. Isso porque os profissionais sempre buscaram cumprir com a missão da biblioteca pública preconizada pela IFLA/UNESCO “porta de acesso local ao conhecimento - fornece as condições básicas para uma aprendizagem contínua, para uma tomada de decisão independente e para o desenvolvimento cultural dos indivíduos e dos grupos sociais”.

Com o desenvolvimento da tecnologia ampliaram-se as possibilidades de oferecer conteúdos e outros serviços prestados pelas bibliotecas e outros equipamentos culturais. Mas sabemos que as tecnologias precisam de profissionais capacitados para apoiar as pessoas com deficiência, de modo a selecionar as melhores alternativas e, dessa forma, contribuir com a melhoria da qualidade de vida.

O SENABRAILLE foi pensado há quase vinte anos para ser um espaço de discussão para formular, reunir e realizar troca de experiências entre os profissionais que trabalham nas bibliotecas, sobretudo, para atender o público com deficiência visual ou cegueira.

Mas seu escopo foi ampliado há alguns anos, tornando-o mais amplo: reflexões, programas e projetos levados a cabo pelas bibliotecas e equipamentos culturais para incluir pessoas com deficiência.

A oitava edição do SENABRAILLE terá como objetivo continuar o diálogo pensando nas tipologias das bibliotecas e suas formas de incluir, divulgando práticas bem sucedidas na área de acessibilidade.

Esperamos que os profissionais apresentem seus trabalhos e se reúnam para mais uma discussão necessária às bibliotecas e equipamentos culturais.

Entendemos também que os profissionais da informação bibliotecários, museólogos, documentalistas têm especial interesse em acompanhar os assuntos relativos à acessibilidade da pessoa com deficiência, buscando sempre aprimorar as práticas já adotadas e implementar novas estratégias de inclusão.

Convidamos todos a participar desse debate em um momento especial, o da sucessão dos governos estaduais e da presidência da república, onde juntos poderemos construir as bases para uma sociedade com pleno acesso à informação e à cultura.

A FEBAB espera a sua participação!



A+

A-

A=


Texto preto