VIII SENABRAILLE 2014 - 28 a 30 de abril de 2014
VIII ONCOVET 2014 - 28 a 30 de abril de 2014
 

Palestrantes confirmados


Amanda Fonseca Tojal

Retrato Amanda Fonseca Tojal Museóloga e educadora de museus. Mestre e Doutora pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Consultora em Acessibilidade e Ação Educativa Inclusiva em Museus e Instituições Culturais. Responsável pela concepção e implantação de Programas de Acessibilidade e Ação Educativa Inclusiva em instituições como, Museu de Arte Contemporânea da USP ( 1992 a 2003), Pinacoteca do Estado de São Paulo ( 2003 a 2012), Museu do Futebol, SP (2008), Museu Índia Vanuíre, Tupã, SP (2012), e outros programas em andamento. Docente de Cursos de formação em Ação Educativa Inclusiva para educadores, profissionais de museus e instituições afins. Vice-presidente do COREM-4R (Conselho Regional de Museologia-4a Região) desde 2013. É sócia-diretora da empresa Arteinclusão Consultoria em Ação Educativa e Cultural, desde o ano de 2003.

Ana Paula Silva

Retrato Ana Paula Silva Graduada em Psicologia pela Universidade de Guarulhos, possui especializações na área de saúde e é membro da Associação Paulista de Gestão de Pessoas – AAPSA – Grupo de Inclusão. Gestora da Fundação Dorina Nowill para Cegos, é responsável por projetos que incentivam a leitura da pessoa com deficiência por meio das organizações intermediárias em todo o Brasil e pelas oficinas de capacitação de leitura inclusiva.

Carla Mauch

Retrato Carla Mauch Pedagoga, mestre em Psicologia da Educação com especialização em Deficiência Mental, Teoria Psicanalítica e Psicopedagogia. Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologia Assistiva e Ajudas Técnicas e Acessibilidade para Pessoas com Deficiência. Experiência em elaboração e gestão de projetos de educação inclusiva e de inclusão econômica, além de formação de educadores e gestores.

Claudia Werneck

Retrato Claudia Werneck Idealizadora, Fundadora e Superintendente Geral da Escola de Gente, é jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) e pós-graduada em Comunicação e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (1998). Palestrante, pesquisadora e consultora, é escritora com mais de 220 mil livros sobre inclusão, direitos humanos, discriminação e diversidade vendidos no Brasil e exterior e 12 títulos publicados para crianças e adultos em português, inglês e espanhol (WVA Editora). Teve atuação pioneira na disseminação do conceito de sociedade inclusiva no Brasil e demais países da América Latina, atuando na área desde 1992. É autora de metodologias premiadas e de diversos capítulos de livros editados em parceria com empresas, universidades, institutos, organizações da sociedade civil, cooperação internacional e governos.

Deise Tallarico Pupo

Retrato Deise Tallarico Pupo Desde 2003 é bibliotecária de Referência no Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central Cesar Lattes da Universidade Estadual de Campinas. Graduada pela Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos-SP, com pós-graduação lato sensu em "Sistemas Automatizados de Informação em Ciência e Tecnologia", pela PUCCAMP (1998), e em "Deficiência Visual e Surdez: fundamentos para intervenção", pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação Gabriel Porto (CEPRE), da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (2004). Autora do projeto FAPESP INFRA IV: proc. Nº 1998/9212-9; que deu origem ao atual Laboratório de Acessibilidade.

Eliane Lourdes da Silva Moro

Retrato Eliane Lourdes da Silva Moro Mestre e Doutora em Educação pela UFRGS. Especialista em Informática na Educação pela UFRGS. Bibliotecária. Licenciada em Letras. Professora Adjunta do Curso de Biblioteconomia do DCI/FABICO/UFRGS. Conselheira Federal do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB). Coordenadora da Comissão de Bibliotecas Escolares e Públicas do CFB. Coordenadora da Comissão de Extensão (COMEX) da FABICO/UFRGS. Membro do Comitê Gaúcho de Acessibilidade: Tecnologia e Informação (CGATI). Membro do Grupo de Pesquisa LEIA (Leitura, Informação e Acessibilidade) da UFRGS e IFRS.

Elisa Machado

Retrato Elisa Machado Bibliotecária e Docente da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), foi diretora do Departamento de Bibliotecas Públicas da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo no período de 2001 a 2003 e, atualmente, é Coordenadora Geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, da Fundação Biblioteca Nacional (SNBP/FBN).

Fernando Antônio Medeiros De Campos Ribeiro

Retrato Fernando Antônio Medeiros De Campos Ribeiro Licenciado e Bacharel em História pela Universidade de Brasília.
Assessor de Gabinete da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
Servidor Público de Carreira do Ministério das Relações Exteriores (MRE) desde 1994, quando ingressou no Serviço Exterior Brasileiro como Oficial de Chancelaria. Encontra-se cedido à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República desde 2010.
No Ministério das Relações Exteriores atuou no Departamento de Direitos Humanos e Temas Sociais do Itamaraty entre 2005 e 2010. Serviu na Embaixada do Brasil em Budapeste de 2001 a 2004 e no Consulado-Geral em Milão de 1997 a 2001. Antes, atuou nas áreas de Pessoal, Modernização e Planejamento Administrativo, e Relações com o Congresso, entre 1994 e 1997 - tendo, em 1995, cumprido missões temporárias no Consulado-Geral do Brasil em Buenos Aires e na Embaixada do Brasil em Jacarta .
Foi conselheiro governamental do CONADE pelo MRE. Representou, ainda, o Itamaraty na Comissão Nacional de Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CONICQ) e nos Órgãos Sociolaborais do MERCOSUL, dentre outras atividades realizadas de 2006 a 2010.

Gilson Packer

Retrato Gilson Packer Formado em Educação Artísticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo com especialização em Administração da Cultura pela Fundação Getúlio Vargas. Funcionário do Serviço Social do Comércio - SESC, tem atuado na área da difusão das artes visuais e gerenciamente de eventos. Entre os diversos cursos e atividades, a Fundação Dom Cabral e visitas e intercâmbios com festivais internacionais de cinema tem permitido descobrir novas oportunidades de administrar as atividades. Atualmente está designado como Gerente Geral da unidade CineSESC, onde ampliou as possibilidades de acessibilidade universal aos frequentadores em geral, incluindo dentro do Festival SESC Melhores Filmes, os recursos de audio-descrição e legenda open-caption.

Ivone Tálamo

Retrato Ivone Tálamo Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Pós-graduada em Ensino para Terceiro Grau pela PUC/Campinas. Tem curso de especialização em Biblioteconomia Médica. Exerceu atividades de docência no ensino superior. Por mais de 30 anos participa do movimento associativo para valorização do profissional e da biblioteca. Ocupou posições em instituições nacionais e internacionais como FEBAB, APB e CFB. Foi membro do Comitê Permanente para a América Latina e Caribe da IFLA. Tem diversos trabalhos publicados na área. Atuou em diversas instituições e empresas privadas. Atualmente é chefe da Biblioteca da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

Izete Malaquias da Silva

Retrato Izete Malaquias da Silva

Bibliotecária responsável pelas ações inclusivas da unidade Senac Aclimação. Tem experiência no atendimento de usuários com deficiência visual, intelectual, física e surdez. Representante de Inclusão do Senac São Paulo.

Julie Legault

Retrato Julie Legault

Explorando suas fronteiras , sociedade e tecnologia, Julie Legault é designer e pesquisadora no Media Laboratory, do Massachusetts Institute of Technology (M.I.T.), em Cambridge, MA.
Preocupada com promessas ainda não cumpridas do futuro e com o desconforto social, seu foco atual é "wearable psychophysiology" e sincronia emocional para o bem estar.

Karyn Munyk Lehmkuhl

Retrato Karyn Munyk Lehmkuhl

Graduação em Biblioteconomia (2003) e Mestrado em Ciência da Informação 2012) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente atua como bibliotecária de referência, sendo chefe do setor de referência na Biblioteca Universitária da UFSC. Tem experiência em bibliotecas universitárias, educação de usuários, recuperação da informação, acesso e uso de bases de dados, normalização e acessibilidade.

Keyla Ferrari

Retrato Keyla Ferrari

Pedagoga com habilitação para deficientes da audio comunicação, bailarina, especialista em educação especial, atividade motora adaptada, Mestre em atividade física adaptação e saíde, presidente fundadora do Centro de dança Integrado( Ong que atua na área da arte e inclusão social de pessoas com deficiência), e cia de dança Humaniza palestrante e formadora na área da dança para pessoa com deficiência no Brasil, Portugal, itália e Suiça, membro do conselho Internacional da dança da UNESCO.

Lizandra Brasil Estabel

Retrato Lizandra Brasil Estabel

Doutora e Especialista em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bibliotecária. Coordenadora e Professora do Curso Técnico de Biblioteconomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Câmpus Porto Alegre. Coordenadora de Educação a Distância do IFRS- Câmpus Porto Alegre. Membro do Comitê Gaúcho de Acessibilidade: Tecnologia e Informação (CGATI). Membro da Comissão Brasileira de Bibliotecas Escolares da FEBAB. Membro do Grupo de Pesquisa Leitura, Informação e Acessibilidade (LEIA), da UFRGS e do IFRS.

Luiz Antonio Rodrigues

Retrato Luiz Antonio Rodrigues

Graduado em fisioterapia pela Universidade Metodista De Piracicaba (UNIMEP), pós graduado em medicina desportiva na Universidade Federal De São Carlos (UFSCAR) e especialização em osteopatia da coluna vertebral através do Instituto Valéria Figueiredo de Londrina. AtuA no sentido das melhorias das políticas públicas para pessoas com deficiência desde o ano de 1997,tendo participado de diversos conselhos de controle social, bem como de importantes ONGS.
Atualmente, estou como coordenador de políticas públicas na SECRETARIA DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E MOBILIDADE REDUZIDA DE CAMPINAS (SMPD).

Luís Paulo Bogliolo Piancastelli de Siqueira

Retrato Luís Paulo Bogliolo Piancastelli de Siqueira

Graduado em Direito pela Universidade de Brasília e Mestre em Direito Internacional pela London School of Economics. Advogado e Coordenador de Legislação em Direitos Autorais na Diretoria de Direitos Intelectuais do Ministério da Cultura. Foi integrante da delegação brasileira na Conferência de Marraqueche para adoção de um tratado que facilite o acesso de pessoas com deficiência visual a obras publicadas.

Márcia Elisa Garcia de Grandi

Retrato Márcia Elisa Garcia de Grandi Bibliotecária, formada pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com especialização pela PUC- Campinas e MBA em Gestão e Tecnologias da Qualidade pela Escola Politécnica da USP. Exerceu cargos de supervisão e direção em Bibliotecas da USP e na Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa – SP. Tem trabalhos publicados nas áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Foi responsável pela biblioteca do Curso de Engenharia do Petróleo, no campus da Poli USP, em Santos. É membro da Câmara Setorial de Literatura do Conselho Estadual de Cultura.

Maria Aparecida Cormedi

Retrato Maria Aparecida Cormedi Fonoaudióloga, Doutora em Educação pela FEUSP – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Special Education of Visually Handicapped and Multiply Handicapped Children and Youth, Perkins School for the Blind, EUA. Especialização em Surdez e Deficiência Visual pela UNICAMP. Consultora Educacional para a América Latina e Caribe pela Perkins International. Professora universitária. Conteudista e tutora de cursos de graduação e pós graduação a distância. Diretora técnica da ADEFAV – centro de recursos em deficiência múltipla, surdocegueira e deficiência visual, São Paulo, Brasil.

Maria Fazanelli Crestana

Retrato Maria Fazanelli Crestana Diretora técnica do Serviço de Biblioteca da Faculdade de Medicina da USP. MBA em Gestão e Tecnologias da Qualidade pelo Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da USP. Doutora em Saúde Pública, mestre em Saúde Pública, especialista em Administração Hospitalar pela Faculdade de Saúde Pública da USP, e bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Fundação Educacional de São Carlos. Foi diretora do Serviço de Biblioteca da Escola de Educação Física e Esporte da USP (2003 a 2004). Foi chefe da Biblioteca Setorial do Instituto Oscar Freire (1999 a 2003). Publicou trabalhos nas áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Marília Mesquita G. Pereira

Retrato Marília Mesquita G. Pereira Graduada em Biblioteconomia Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba, (1972). Especialização em Sistemas de Bibliotecas pela Universidade Federal da Paraíba, (1978). Mestre em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba, (1990). Bibliotecária do Serviço Braille da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba, (UFPB, 1999 -) Coordenadora da SubComissão Brasileira de Bibliotecas Braille da Federação Brasileira de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições, (FEBAB, 1995 -2005). Site: www.febab.org.br/senabraille.htm. Coordenadora da Comissão Brasileira de Acessibilidade à Informação para as pessoas com deficiência da Federação Brasileira de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições ( FEBAB, 2005 - ) Site: www.febab.org.br/senabraille.htm. Participação como Presidente na realização do I, SENABRAILLE – Seminário Nacional de Bibliotecas Braille, na cidade de João Pessoa/ Paraíba, no período de 1995. Publicou os livros “Breve contribuição bio-bibliográfica sobre Augusto dos Anjos.” Campina Grande, GRAFSET,1981.113p. e Biblioterapia: Proposta de um Programa de Leitura para Portadores de Deficiência Visual em Bibliotecas Públicas. João Pessoa, Editora Universitária,1996. 106p. (Trabalho pioneiro no Brasil). Participou de congressos nacionais e com apresentação de trabalhos.

Marta Gil

Marta Gil Socióloga, formada pela USP – Universidade de São Paulo; é uma das fundadoras e atual Coordenadora Executiva do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas. Atua como consultora de Inclusão no Trabalho e na Educação.
Palestrante em congressos, conferências e encontros nacionais e internacionais. Tem artigos publicados, organizou diversas publicações e é autora do livro “Caminhos da Inclusão – a trajetória da formação profissional de pessoas com deficiência no SENAI-SP” (Editora SENAI, 2012)

Miriam Mattos

Retrato Miriam Mattos Graduada em Biblioteconomia habilitação em Gestão da Informação, pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Desenvolveu sua pesquisa na área de formação do Bibliotecário em contextos multiculturais, com ênfase para Bibliotecas Escolares, Relações Étnico-Raciais, Acessibilidade a Deficientes e Sexualidade, pesquisa que resultou no livro "Multiculturalismo em Ciência da Informação: Percepção e ações dos profissionais da informação em bibliotecas Escolares".
Em 2012 Participou como pesquisadora com bolsa de desenvolvimento tecnológico do CNPq no projeto "Laptop na escola: um estudo da produção da imagem como estratégia de aprendizagem" e do projeto de pesquisa "Instrumentos de Avaliação em EAD", Estas pesquisas foram desenvolvidas no LAVAIPE - Laboratório Virtual de Arte Interativa para Públicos Especiais - do CEAD/UDESC, integrando as atividades do grupo de pesquisa "Educação, Arte e Inclusão" do qual faz parte. Em 2013 atuou como professora no departamento de Ciência da Informação da UFSC. Hoje é professora no curso de biblioteconomia da UDESC e consultora, através de termo de cooperação da UFSC, da SEPPIR - Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial DF, participando também da pesquisa "Cooperação para desenvolvimento de Modelo de Governança aplicado a Redes de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial".

Ricardo Quintão Vieira

Retrato Ricardo Quintão Vieira Bibliotecário responsável pelo Espaço Braille do Centro Universitário Santo Amaro e das ações de acessibilidade da Rede de Bibliotecas do Senac São Paulo desde 2004.

Rosa Maria Fischi

Retrato Rosa Maria Fischi Bibliotecária, formada pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Especialista em Gerência de Sistemas e Serviços de Informação, também pela FESPSP, com MBA em Administração da Inovação Científica e Tecnológica nos Serviços de Informação pela FEA/USP. Atua, desde 2001, como diretora técnica da Biblioteca da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e, desde 2004, como coordenadora da Biblioteca Virtual em Medicina Veterinária e Zootecnia.

Salete Cecilia De Souza

Retrato Salete Cecilia De Souza Graduação em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1993), Especialização em Gestão da Informação (1997) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Bibliotecaria, Coordena a Biblioteca da UnisulVirtual, Coordenadora do Programa de Promoção de Acessibilidade da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e docente da UnisulVirtual. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Processos de Disseminação da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: biblioteconomia - desenvolvimento profissional, biblioteca universitária, bibliotecas universitárias, acessibilidade, educação inclusiva no ensino superior e gestão do conhecimento.

Valéria dos Santos Gouveia Martins

Valéria dos Santos Gouveia Martins Doutoranda em Ciência da Informação pela UNESP/Marília, em 2012; Mestrado em Gestão da Qualidade Total, pela Faculdade Engenharia Mecânica da UNICAMP, Campinas/SP em 2004; Especialização em Administração de Recursos Humanos pela Universidade de Taubaté, em 1988/89; Graduada em Biblioteconomia pela PUCCAMP, Campinas/SP, em 1980; Formação Black Belt pelo Instituto de Matemática Estatística e Ciência Computação da UNICAMP, Campinas/SP em 2000; Gestão Estratégica Pública pela Escola de Extensão da UNICAMP, Campinas/SP em 2007. Experiência com ênfase nos seguintes temas: gestão de biblioteca universitária, planejamento e desenvolvimento de sistemas de informação, acessibilidade com ênfase em bibliotecas universitárias, planejamento estratégico, estudos de indicadores em unidades de informação, gestão cultural e elaboração e implantação de projetos. Atualmente é Coordenador Associado do Sistema de Bibliotecas da UNICAMP e Diretor Técnico da Biblioteca Central Cesar Lattes. Tem, ainda, ministrado cursos, palestras, participado de vários grupos de trabalho, assim como possui vários trabalhos publicados na área.

Waltemir J. B. Nalles

Retrato Waltemir J. B. Nalles Formado em Comunicação Social com especialização em Rádio e TV pela FAAP e em Biblioteconomia e Documentação pela ECA/USP. Atuou na ONG Ação Educativa como coordenador do Serviço de Informação e Documentação, onde, também, representou a instituição no Comitê de Informações Educacionais do INEP / Ministério da Educação. Exerceu a função de coordenador da Biblioteca Paulo Leminski do CEU Parque Veredas no Itaim Paulista. Há 3 anos é o diretor da Divisão de Bibliotecas do Centro Cultural São Paulo da Secretaria Municipal de Cultura da cidade de São Paulo.



A+

A-

A=


Texto preto